quinta-feira, 2 de agosto de 2012

FORTALECIMENTO DA CPLP

O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, defendeu hoje (12/7), o fortalecimento da comunidade dos países de língua portuguesa, como forma de consolidar e contribuir para o desenvolvimento econômico e social, durante reunião entre o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e a delegação de países africanos.
Representada pelos embaixadores no Brasil, Nelson Manuel Cosme, da Angola, Eugénia Pereira Saldanha Araújo, de Guiné-Bissau, e Murade Isaac Miguigy Murargy, de Moçambique, a delegação está no Brasil para conhecer as experiências relacionadas a uma administração mais participativa e democrática.
Para o ministro Moreira Franco, o encontro é uma importante oportunidade para pensar em iniciativas concretas que resultem na melhoria da vida da comunidade dos países de língua portuguesa, por meio de políticas efetivas capazes de gerar transformações sociais e garantir os direitos de cada cidadão.
“Acredito que fortalecer a comunidade dos países de língua portuguesa é um grande patrimônio que não devemos perder. Em decorrência disso, podemos construir uma comunidade internacional unida capaz de se defender de comunidades muito mais fortes que encontraram na experiência cultural desenvolvida e ampliada pela língua um mecanismo de fortalecimento. Precisamos encontrar esse caminho também. Ainda estamos dando os primeiros passos”.
Como secretário do CDES, o ministro da SAE disse que o Conselho é um importante instrumento de aproximação entre o governo e a sociedade, no que diz respeito à tomada de decisões políticas e a formulação de políticas públicas estratégicas que resultem no desenvolvimento de um país.
“O Conselho nos possibilita buscar o entendimento em situações de adversidade. Quando tivemos que conviver com a crise econômica internacional em 2009, conseguimos superar a crise com medidas tomadas pelo presidente da República, que passavam, antes de serem colocadas em prática, por uma reflexão e um debate no Conselho. Dessa forma era possível identificar quais os problemas que essas medidas poderiam provocar”.
Moreira Franco lembrou ainda que a prática da troca de experiências adotada pelo Conselho brasileiro é resultado de uma conquista social. Segundo ele, essa mobilização da sociedade foi, inclusive, decisiva para o momento histórico vivido pelo Brasil no período da ditadura.
“O Conselho é uma experiência bem sucedida, fruto de uma grande luta do povo brasileiro. Não podemos esquecer que vivemos no Brasil, por cerca de 20 anos, em um regime ditatorial que inibia todas as manifestações democráticas. Conseguimos desmontar o aparelho ditatorial sem usar violência, por meio da política, da mobilização e pela troca de experiências. Isso nos mostrou que a melhor maneira de resolver os problemas políticos, econômicos e sociais não é usando a violência e sim por meio do diálogo e da negociação política”, disse o ministro.
Para o embaixador de Moçambique no Brasil, Murade Isaac Murargy, as experiências do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social são extremamente importantes para os países africanos de língua portuguesa. Segundo ele, o Brasil é uma referência político-administrativa fundamental. “O CDES é uma experiência que considero extremamente importante para o desenvolvimento econômico e social, em matérias estratégicas e do ponto de vista político e econômico. São iniciativas como essas que poderão contribuir para a integração dos países

Nenhum comentário:

Postar um comentário